A Odontogeriatria é a especialidade odontológica que previne e trata as principais doenças bucais nos pacientes da terceira idade.

Nesta faixa etária, as pessoas apresentam uma série de modificações corporais e psicológicas que requerem um atendimento diferenciado dos pacientes infantis e adultos, como modificações no processo de cicatrização, alterações na atividade mental e física, redução da produção da saliva e maior prevalência de depressão e ansiedade.

Podemos também dividir os pacientes idosos em quatro grandes grupos, os que tem saúde geral mas necessitam de cuidados odontológicos; os que apresentam doenças médicas de repercussão no tratamento odontológico; aqueles com limitações físicas que impedem a ida ao consultório odontológico e necessitam de atendimento domiciliar e os hospitalizados e para cada grupo, existe uma abordagem diferenciada.

Por exemplo, existem várias condições médicas que influenciam o estado odontológico de uma pessoa, como diabetes, osteoporose e o uso de medicamentos para hipertensão, doença de Parkinson, ansiedade e depressão causam diminuição da saliva, tornando o paciente de risco para desenvolver cárie, halitose e infecções por fungos. E desta forma, é importante que o atendimento seja modificado em relação ao tempo de consulta, análise de interação de medicamentos e abordagem psicológica para que possam ser realizados os procedimentos necessários com conforto e segurança.

WhatsApp
WhatsApp da Souriez
Olá! Tire sua dúvida agora mesmo!