Rugas e áreas de aplicação da toxina botulínica

A constante contração dos músculos da expressão facial, que nos faz sorrir, expressar raiva, surpresa ou outras emoções provoca o aparecimento de marcas na pele chamadas rugas, que são desagradáveis do ponto de vista estético. A toxina botulínica, cuja marca comercial Botox é a mais conhecida, mas não a única, é uma substância que tem a capacidade de impedir a contração muscular e evitar a formação das rugas.

Este procedimento é um dos mais procurados em Harmonização Orofacial, e constitui o primeiro passo para um rosto harmônico. Consiste na aplicação desta toxina altamente diluída e em quantidades o suficiente para agir na musculatura facial mas sem haver risco de intoxicação ou efeito adverso à distância.

Preparamos aqui algumas informações para você conhecer melhor esta terapia:

  1. Início do efeito – a toxina não começa a agir imediatamente após a aplicação, ela pode levar até 14 dias para paralisar a musculatura que recebeu a aplicação do produto.
  2. Dose a ser utilizada – a quantidade de toxina a ser injetada depende de características do usuário, como gênero, idade, padrão muscular e do local de aplicação, pois músculos maiores necessitam de maior quantidade de toxina botulínica. O profissional deve fazer um planejamento de dosagens baseado nestas informações e nos objetivos do tratamento, se é desejado uma maior ou menor diminuição da atividade muscular.
  3. Duração do efeito – a aplicação tem um tempo de duração variável, dependendo não somente da dose aplicada, mas de características do próprio indivíduo. A ligação da toxina na região de atuação é irreversível, mas pessoas com alto metabolismo como atletas ou praticantes de atividade física constante formam novas conexões neuromusculares mais rapidamente e o músculo volta a ter a capacidade de contração.
  4. Técnica de aplicação – após o planejamento, o profissional irá realizar injeções utilizando agulhas pequenas e extremamente finas, tornando a técnica praticamente indolor. Existem também recursos como o uso de anestésicos locais e agentes que mascaram a sensação dolorosa, como o gelo e vibradores aplicados numa região próxima à pele.’
  5. Indicações – a toxina botulínica é indicada principalmente para prevenir e tratar as rugas que acontecem na testa, entre as sobrancelhas ou ao redor dos olhos, mas também pode ser usada para diminuir a exposição excessiva de gengiva durante o sorriso ou como coadjuvante no tratamento de dores faciais relacionadas com a disfunção temporo-mandibular e do bruxismo.
  6. Efeitos adversos e segurança da técnica – existem poucos efeitos colaterais que ocorrem em uma pequena parcela das pessoas, como vermelhidão inicial da área injetada, dor de cabeça ou pequenos hematomas na região, todos reversíveis.